Com obras locais, Mostra de Cinema de Maués fomenta a arte amazônica

Maués, a 267 km de Manaus, é conhecida como “Terra do Guaraná”. Mas, nos próximos dias, o destaque na cidade será outro: os filmes e a valorização das produções cinematográficas criadas no Norte do Brasil. O motivo é a realização da 1ª Mostra de Cinema de Maués, que começa nesta quarta-feira (24), com exibições, oficinas e rodas de conversas gratuitas para difundir a produção artística amazônica.
Segundo a organização do evento, as atividades serão realizadas no Museu do Homem, Praça da Matriz e Avenida Antártica.
Para isso, a 1ª Mostra de Cinema de Maués terá exibição de obras audiovisuais feitas por artistas do Norte que abordam a conservação ambiental e tradições culturais.
Cinema da Amazônia
De acordo com Laryssa Gaynett, uma das organizadoras do evento, o objetivo é dar visibilidade às obras feitas por artistas do Norte e fomentar o interesse por cinema no município.
“A ‘1ª Mostra de Cinema de Maués’ não apenas celebra a cultura e o ambiente amazônico, mas também desempenha um papel vital na promoção e valorização das produções cinematográficas criadas no Norte do Brasil, contribuindo para um panorama mais inclusivo e representativo no cenário do cinema interior do Amazonas”, informou Laryssa.
A programação da mostra terá exibição de filmes, rodas de conversa e oficinas de produção audiovisual (com direito a certificado de horas). A mostra é realizada pela produtora Aluá Filmes e Experiência Mawé.
Mais informações estão disponíveis no Instagram: @mostracine.maues.
Abertura da Mostra
Primeiramente, na quarta-feira, 24 de julho, às 19h, o público confere a abertura oficial do evento no Museu do Homem, quando também acontecerá uma roda de conversa.
Segundo dia
Já na quinta, dia 25, às 19h, o Museu do Homem recebe a oficina de Produção Audiovisual, ministrada pela amazônida Luny Tota.
Também, no mesmo horário será exibida a obra “Alexandrina” e “Manaus Hot City” na Avenida Antártica.
Sexta-feira
Dando continuidade, na sexta, dia 26, a programação terá a exibição do filme “Icamiabas na Cidade Amazônia”, “Dúdú e o Lápis Cor da Pele” para o público infantil, às 16h30.
Além disso, haverá a oficina de Captação de Áudio, apresentada pela produtora cultural e sonoplasta, Taiara Guedes, às 19h, no Museu do Homem.
Também, em paralelo, o público assiste à obra “O Barco e o Rio”, “Kumaru Cura Força e Resistencia” às 19h, na Praça da Matriz.
Fim de semana
Já no sábado, dia 27, às 14h, haverá a oficina de Roteiro, por Aruã Oipasam; em seguida, às 18h, a programação exibe o filme “Minha Câmera é Minha Flecha”, com roda de conversa, no Museu do Homem.
LEIA TAMBÉM: 125 projetos culturais da Amazônia devem receber R$ 24 milhões em patrocínio via Programa Rouanet Norte
Show de Gambá e cinema
Ainda no Sábado, às 20h, na rua do Espaço Cultural Pavulagem acontecerá a exibição de filmes realizados em Maués, junto com uma apresentação de Gambá, que é uma manifestação tradicional de dança e música da cidade, ritmo característico da Amazônia.
Depois disso, 1ª Mostra de Cinema de Maués finaliza no domingo, dia 28.
Encerramento da mostra
No horário das 14h, o multi-artista Dayo do Nascimento ministrará a oficina de Fotografia com Celular, no Museu do Homem. Em seguida, às 19h, haverá apresentações culturais, entrega de certificados e o encerramento oficial na Avenida Antártica.

Fonte de fomento
A 1ª Mostra de Cinema de Maués é um projeto contemplado pelo edital nº 001/2023 “Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual”, do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
(Com informações de assessoria de imprensa)