‘E-commerce caboclo’: varejista líder no Norte, Bemol cria comitê de crise para ações durante seca dos rios amazônicos  

‘E-commerce caboclo’: varejista líder no Norte, Bemol cria comitê de crise para ações durante seca dos rios amazônicos  

A Bemol, varejista com mais de 80 anos de atuação no Norte do Brasil, enfrenta os desafios da logística amazônica com planejamento. Para minimizar impactos no ‘e-commerce caboclo’ durante a vazante de 2024, a empresa amazonense criou o Comitê de Crise Seca, que conta com a participação de profissionais de diversos setores.

Com isso, espera-se um cenário melhor que o de 2023, quando a estiagem histórica gerou custos extras e impactou entregas em quase 20 cidades no interior do Amazonas. 

Além do estado, a Bemol também está presente no Acre, Roraima e Rondônia. A empresa conta com lojas físicas, farmácias, mercados, loterias, centros de distribuição e venda pela internet por meio de seu portal.  

Site da Bemol comercializa vários tipos de produtos (Foto: Reprodução)

“O transporte fluvial é fundamental para Bemol, no sentido de que, é por meio dele que é possível operar o ‘E-commerce Caboclo’, plataforma que permite que os clientes do interior do Amazonas possam comprar seus produtos na Bemol e recebê-los com a mesma confiança de entrega que ocorre em Manaus”, informou o comitê ao Portal Lídimo Amazônico.

A distribuição logística dos produtos comercializados pela varejista entre os modais de transporte ocorre desta forma: 

  • transporte fluvial é utilizado em boa parte dos interiores do Amazonas além dos estados de Rondônia e Acre;
  • transporte terrestre atende a região metropolitana de Manaus e Roraima;
  • transporte aéreo, com menor volume de entregas, é utilizado apenas para entrega de mercadorias menores.

Seca extrema de 2023 

Grandes indústrias e empresas, que usam cabotagem, já estão acostumadas e conseguem atuar bem durante os períodos anuais de seca e cheia dos rios.  

Entretanto, em 2023 foi registrada a maior seca da história no Amazonas. 

Com isso, a vazante que gerou impactos nas 62 cidades do estado, fez indústria e comércio precisarem gastar mais com logística e transporte. 

“É claro que em 2023, a seca acabou atingindo um limite bem mais extremo, como por exemplo, a proibição da navegabilidade dos rios por cerca de 45 dias, então isso fez com que a empresa adotasse algumas medidas que acabaram impactando nos custos logísticos, como a utilização de barcos extras para fazer a entrega das mercadorias, além do custo da taxa seca (que começa a ser cobrada quando o rio atinge a cota de 19,97 cm), onde são cobrados em média R$ 12.500 a mais por container, fora o valor do frete”, explica o comitê da Bemol ao Portal Lídimo Amazônico.

A seca extrema impactou prazos e custos de entrega de produtos aos clientes. Cerca de 18 municípios do interior do Amazonas foram impactados diretamente em 2023. 

Transporte de produtos pelo interior da Amazônia usa vários modais (Foto: Divulgação/Bemol)

De acordo com a varejista, esse serviço de entrega de produtos pela Amazônia demanda atuação de três transportadoras: Prontocargo e Navegam e Correios.

Planejamento e logística

Segundo a empresa, o comitê de crise se reúne semanalmente para discutir ações relacionadas com a seca. 

“Para 2024, a Bemol adotou a antecipação da compra de cargas até agosto e já tem pronto planos A, B, C e D, principalmente para o último trimestre do ano. Mesmo com todas as adversidades, os clientes da Bemol não deixarão de receber suas mercadorias”, garante a empresa.  

Embarcação da Bemol leva produtos para interior (Foto: Leandro Tapajós/Lídimo Amazônico)

Por meio da sua comissão, a Bemol informou ainda que tem acompanhado as iniciativas realizadas para mitigar os impactos da seca. 

Além disso, acredita que a dragagem dos rios pode ser uma solução para garantir a navegabilidade nas regiões mais afetadas pela descida dos rios.

A Bemol também faz o acompanhamento diário do nível dos rios em municípios, como: Tabatinga, Manaus, Itacoatiara e Coari. O nível de cada um dos rios pode ser conferido pela internet, no site Painel do Clima

Orla do Rio Negro durante cheia. Local tem intensa movimentação de embarcações de passageiros, cargas e moradores de flutuantes (Foto: Leandro Tapajós/Lídimo Amazônico)

Sobre a Bemol

Em 2024, a Bemol completa 82 anos de existência e se consolida como uma das empresas mais importantes do Norte do país e líder de vendas no setor de varejo no Amazonas . 

Atualmente, possui 114 estabelecimentos sendo 38 lojas, 46 farmácias, três mercados, 24 loterias e cinco Centros de Distribuição.  

Desta forma, a empresa “mantém seu compromisso de atingir novos patamares de excelência, com um olhar especial para a região Norte e sua sustentabilidade”.

Leandro Tapajós

Comunicólogo, jornalista (MTB-0000546/AM) e produtor cultural manauara. Autor de projetos e conteúdos premiados nas áreas de jornalismo, cultura popular e artes. Entre os prêmios recebidos estão: Manaus Identidade Cultural; Fapeam de CT&I; Fapeam de Jornalismo Científico; MPT de Jornalismo; Abraciclo de Jornalismo. Atuou como repórter, editor, redator, fotógrafo e apresentador em veículos variados, entre eles: Portal G1, Jornal A Crítica, Rede Amazônica, Portal Acritica.com. Também faz trabalhos de assessoria de imprensa, avaliação e elaboração de projetos culturais e organização de eventos. Assinou projetos contemplados por leis de incentivo como Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Rouanet. Entre os livros publicados estão: “50 Kilos Depois”, Ed. Gregory (SP), 2017; “Bois da floresta: fé e festa, dos terreiros aos grandes festivais”, Ed. Independente, 2022.

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