Com 30 espetáculos, Festival de Teatro da Amazônia prorroga inscrições

Com 30 espetáculos, Festival de Teatro da Amazônia prorroga inscrições

O Festival de Teatro da Amazônia prorroga as inscrições de espetáculos para a edição 2024 até o dia 4 de setembro. A programação vai apresentar 30 espetáculos, com 14 trabalhos na Mostra Jurupari, dividida em oito produções da categoria adulto e seis da categoria infâncias; dez obras nacionais na Mostra Ednelza Sahdo e seis montagens na Mostra Chico Cardoso. Os editais de seleção estão disponíveis no link.

Neste ano, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) apresenta uma mostra em homenagem ao teatrólogo Chico Cardoso. A nova categoria abrange produções dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A 18ª edição do evento acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA), referência no Norte do País, acontecerá entre os dias 29 de setembro e 12 de outubro.

Segundo a organização, a 18ª edição traz duas novas categorias para ampliar a representatividade de artistas da região amazônica, são elas:

  • Mostra Chico Cardoso, que abrange produções dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • Mostra Jurupari, uma competição dedicada aos trabalhos inéditos produzidos no Amazonas.

Além delas, o evento contará com a Mostra Ednelza Sahdo, que compõe a programação com a seletiva de espetáculos de todo Brasil, incluindo produções contempladas em edições anteriores do evento.

Seletiva

Primeiramente, os projetos inscritos no Festival de Teatro da Amazônia serão analisados pela comissão de seleção de acordo com os critérios de qualidade artística, técnica e estética; concepção do espetáculo; currículo/Portfólio do proponente; e originalidade da encenação.

Desta forma, o resultado vai ser divulgado no site da Federação de Teatro do Amazonas (www.fetam.com.br).

Prêmios

Os espetáculos da Mostra Competitiva Jurupari concorrem a 20 prêmios, divididos em dez prêmios para categoria adulto e dez para a categoria das infâncias, no valor de R$ 2.200, cada.

Para isso, a premiação do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) vai ser definida por um grupo composto por seis jurados.

Já nas modalidades de adulto e teatro das infâncias, a premiação consiste em dez categorias fixas, divididas entre prêmios artísticos e técnicos, além de quatro prêmios abertos, a serem definidos pela Comissão de Seleção.

Além disso, com prêmios artísticos, vão ser contemplados: “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação de Ator ou Artista Não-Binárie”, “Melhor Atuação de Atriz ou Artista Não-Binárie” e “Melhor Dramaturgia”, enquanto os prêmios técnicos destacam “Melhor Cenário”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo”, “Melhor Iluminação” e “Melhor Design de Som”.

Apoios

O Festival de Teatro da Amazônia (FTA) tem apresentação da Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, e Nubank, além de realização assinada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Redacao

Redação do Portal Lídimo Amazônico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *